Colesterol infantil

Você sabe o que é colesterol?
O colesterol é um membro da família dos lipídios esteróides e, na sua forma pura, é um sólido cristalino, branco, insípido e inodoro.
É obtido por meio de síntese celular (colesterol endógeno -70%) e da dieta (colesterol exógeno- 30%). Exceto em pessoas com alterações genéticas do metabolismo do colesterol, o excesso dele no sangue resulta dos péssimos hábitos alimentares que possuímos (que são adquiridos desde a infância) e que nos levam a grande ingestão de colesterol e gorduras saturadas (geralmente de origem animal).

O número de crianças obesas tem crescido nos últimos anos e os pais precisam alertar para as consequências danosas provocadas pela obesidade infantil. É preciso alertar para o fato de que é em torno dos dois anos e meio que se definem o número de células gordurosas de uma pessoa adulta. Sem controle, a obesidade infantil pode ser fatal. É um mal que provoca, ainda na infância, problemas de coluna, nas articulações, fere a auto-estima e leva à rejeição social. Ao atingir a fase adulta pode surgir diabetes e, segundo estudos realizados no mundo inteiro, a obesidade também está ligada a vários fatores de risco para doenças do coração como: hipertensão arterial, colesterol e triglicerídeos elevados entre outros.
A maior parte do colesterol está ligada a lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e o restante, a proteínas de alta densidade (HDL). O colesterol ligado à LDL é o que se deposita nas paredes das artérias, quando em excesso. Por isso é denominado “mau colesterol”. Por outro lado, o HDL pode ser considerado o “bom colesterol”, pois ele retira o LDL colesterol da parede das artérias e o transporta para ser metabolizado no fígado, “como se limpasse as artérias por dentro”, desempenhando assim papel de proteção contra a aterosclerose.
A aterosclerose é uma doença lentamente progressiva que se inicia na infância, mas não se manifesta até a idade adulta ou meia idade. Nas artérias de uma criança de dez anos de idade já podem ser observadas estrias gordurosas que podem, na idade adulta, progredir até uma placa gordurosa endurecida que, por sua vez, pode levar a uma lesão mais grave comprometendo o fluxo de sangue naquela artéria, ocasionando: infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (“derrame”, isquemia), gangrena das extremidades (pés) e aneurismas, a depender da localização da artéria comprometida

Como combater o colesterol infantil: É minha amiga somente com uma boa alimentação se pode combater esse tipo de colesterol.
Dicas da Comadre: Alimentos que ajudam a combater o colesterol:  Carnes magras ( Exemplo: acém, patinho, lagarto e dobradinha), peito de frango sem pele, moela. Peixe: bacalhau, pescada, vermelho, pescadinha, linguado, robalo,dourado, arraia, atum fresco. Clara de ovo. Presunto magro, blanquette de peru.
Laticínios e similares: Leite e iogurte desnatado, leite de soja, ricota, margarina, sorvete de frutas sem leite, queijo cremoso pobre em gordura ou light ( máximo 20g de gordura em 100g de queijo), queijo de soja requeijão pobre em gordura(1% a 2% de gordura).
Frutas: todas e água de coco, legumes e verduras: todas, sementes e nozes, feijão simples sem carnes salgadas, elentilha, ervilha e grão-de-bico.
Coma bastante alimentos ricos em fibras como: produtos integrais, pães, biscoitos, farelo de trigo, farelo de aveia, farinha integral, lentilha, cenoura crua, milho verde (grão),  maçã com casca, pêra com casca, ameixa preta, uva-passa, manga e figo seco, brócolis, espinafre, couve-flor, couve. Ao preparar os alimentos use sempre óleo de canola, girassol, ou milho.

Alimentos que estão proibidos: Miúdos em geral (rim, coração, fígado, miolo e etc.).
Rabada, caldo de carne concentrado e em cubos, carne de boi com muita gordura, ex: costela, cupim, e contráfilé.
pele, pé, coxa, antecoxa e asa de frango, carne de peru com muita gordura, caranguejo, mexihão, ostra, amrisco, camarão, lagosta, polvo, ova de peixe, truta, cação, sardinha e atum em lata. Gema de ovo, carnes salgadas e e embutidas, lombo, carne seca, toucinho, mortadela e bacon.
Leite integral, sorvete cremoso, manteiga, queijos em geral, creme de leite, leite condensado, creme de chantilly, chocolates e achocolatados, maionese com ovo, patê de fígado, manteiga de cacau, pizzas, banha de porco.

2 comentários

  1. PapoDeComadre.com em 15/06/2012 às 16:07

    Olá Fabiano, obrigada pelo comentário! Tenha um pouquinho de paciência afinal sua mãe está pensando no seu bem estar. Se você seguir uma dieta e fazer exercícios físicos vai melhorar rapidinho, mais lembre-se o médico é quem deve passar uma dieta para você, nunca faça sozinho tá. Beijos da Comadre e boa sorte com a mamãe ok!



  2. fabiano queiroz de souza junior em 10/06/2012 às 17:35

    boa tarde td bem ????????tenho dez anos e estou con o colesterol muito alta minha mae esta muita preocupada ela ja me proibiu de comer tudo que eu gosto;;;;;;;;preciso muito de ajuda para acalmar ela;;;;;;obrigado;;;; o valor que esta meu colesterol 240;;;;;



Deixe um Comentário